Macaco Cinzento

Classificação Científica

Reino

Animalia

Filo

Chordata

Classe

Mammalia

Ordem

Primatas

Família

Cercopithecidae

Descrição

Diferentes tipos de vervets variam em cor, mas geralmente o corpo é um cinza esverdeado azeite ou prateado. A face, orelhas, mãos, pés e ponta da cauda são pretos, mais uma faixa branca na testa e no bigode.

 

Os machos são ligeiramente maiores do que as fêmeas e são facilmente reconhecidos pelo seu escroto azul turquesa. O vervet está classificado como um macaco de porte médio a grande. A sua cauda é levantada com a ponta curvada para baixo. Braços e pernas são do mesmo tamanho.

 

Estes animais medem 60 a 75 cm, mais 55 cm para a cauda, e têm uma esperança média de vida entre 25 a 30 anos.

 

Os vervets habitam em florestas, savanas e planaltos. mas o seu habitat preferido são os bosques de acácia ao longo dos córregos, rios e lagos. Eles são diurnos, dormindo e comendo nas árvores.

 

Omnívoro, folhas e brotos jovens são os mais importantes, mas cascas, flores, frutos, bulbos, raízes e sementes de gramíneas também são comidos. A dieta vegetariana é completada principalmente com insectos, ovos de pássaros, e, por vezes, roedores e lebres. Eles raramente bebem água.

 

A sua socialização é complexa, mas grupos sociais estáveis (também chamado de tropas) de 10 a 50 macacos, que consistem principalmente de fêmeas adultas e suas crias. O vervet masculino movimenta-se livremente dentro e fora desses grupos. Entre a tropa, cada fêmea adulta é o centro de um agrupamento familiar de pequeno porte. As fêmeas que tenham atingido a puberdade geralmente ficam na tropa. Os vervets passam várias horas por dia removendo parasitas e outros materiais da pele de um outro vervet. Na sua hierarquia, os dominantes obtêm o máximo de cuidados. A hierarquia familiar é sustentada com expressões de ameaça, como movimentos com as pálpebras.

 

Os vervets raramente arriscam mais do que cerca de 500 metros das árvores, uma vez que eles são vulneráveis a uma variedade de predadores, incluindo leopardos, caracal, servals, babuínos, grandes águias, crocodilos e pítons.

Curiosidades

Os antigos egípcios ricos mantinham os vervets sem rabo, como animais de estimação. Alguns eram mumificados e enterrados.